terça-feira, 18 de junho de 2013

93 - Artigo Brilhante!!



Uma das melhores sugestões que eu jah vi, que não se aplica soh ao Xadrez...

A necessidade de companheirismo

Michael Neill, o treinador de sucesso de Hollywood, disse uma vez que ele não havia encontrado ninguém em seu tempo em Hollywood que tivesse alcançado o sucesso por conta própria. Todos tinham alguém que os apoiaram, alguém que fazia parte de sua equipe de uma forma ou de outra. Isto poderia ser como um gerente, treinador, pai, irmão, cônjuge e assim por diante. Era sempre: "o meu povo vai chamar o seu povo" e assim por diante. A construção foi sempre diferente.

Eu ouvi isso em seu programa de rádio na internet no início de 2007 e eu imediatamente pude ver razões para que isso fosse assim, em cima da partilha de tarefas óbvia: somos animais sociais e nós simplesmente fazemos muito melhor se não estamos sós em nossa busca.

No xadrez você tem muito poucas exceções a esta regra (Fischer, Larsen). Eu gostaria de apontar para os dois exemplos mais óbvios de relações simbióticas:
Kasparov tinha Dokhoian para levar as malas, reservar os seus bilhetes e ajudá-lo com o xadrez.
Topalov tem Danailov para organizar tudo e dizer-lhe o que fazer.

No primeiro caso, o jogador foi o chefe, no segundo caso, o gestor é a saliência. Eu atribuo nenhum juízo de valor a qualquer set-up, ambos adaptados o jogador ideal. Kasparov tem uma grande necessidade de dominar seu entorno; Topalov, por outro lado, prefere jogar tênis do que se envolver em discussões de negócios.

As conseqüências dessa idéia foram dramáticos para mim em 2007. Eu joguei no Campeonato  por Equipes espanhola e trabalhei algumas idéias em conjunto com John Snow, que tinha assumido o trabalho como o meu segundo. O mesmo aconteceu durante o Campeonato Britânico. Em ambos os eventos eu tive uma performance de 2.700 e joguei brilhantemente.

Eu ganhei os pontos restantes que eu precisava para passar por cima de 2500 e me tornar um grande mestre, bem como, ganhar o Campeonato Britânico.

O que isto significa para você!

Nem todo mundo é capaz de contratar um segundo para um torneio, mas há um monte de coisas que você pode fazer para adicionar pessoas à sua equipe de xadrez. A seguir, é provavelmente a única dica de treinamento que eu tenho que pode competir com a 20 minutos / 6 vezes por semana:       criar uma equipe de treinamento!

A idéia é simples: coletar 1-3 amigos de força semelhante e reunir-se regularmente para fazer o treinamento juntos.

A formação principal deve ser a solução, mas você também pode discutir idéias de abertura e jogar jogos de treinamento. Mas isso exigiria que todo mundo estudasse de forma consistente, o que muitas vezes não é o caso.

A combinação de interação social com competição amigável é muito poderosa. Ela tem o poder de produzir campeões ...

Jacob Aagaard

======================
Artigo original: Aqui

segunda-feira, 3 de junho de 2013

92 - II IRT de Outono do TTC - final

Renato Carvalho, recebendo o troféu do Presidente da Fexerj, MF Alberto Mascarenhas
Transcorreu de forma excelente, o II IRT de Outono do TTC. Ambiente agradável, jogadores motivados, resultados e partidas disponíveis em tempo real.

Classificação final:

Daniel Rangel, Luiz Manzi e Renato Carvalho

Sr Jorge Boabaid
Um agradecimento especial ao Sr Jorge Boabaid, enxadrista do Rio Grande do Sul, que nos proporcionou sua presença no torneio. Sucesso no seu esforço para difundir o xadrez nos Pampas Gaúchos. Espero poder encontrá-lo em outras oportunidades.

Informações do torneio: Chess results
Fotos: Aqui

PS: peço desculpas pela falta de atualização durante o torneio mas a gripe veio com tudo.
.